sábado, 10 de março de 2012

DIA 22 DE FEVEREIRO - 155 ANOS DE NASCIMENTO DE ROBERT BADEN-POWELL

Dia 22 de fevereiro - 155 anos de nascimento de Robert Baden-Powell
No dia 22 de fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Inglaterra, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que mais tarde fundaria o maior movimento mundial de jovens, o Escotismo.

Robert Baden-Powell foi uma criança e um jovem muito ativo, de uma família singular, e que se transformaria, ao longo dos anos, em um hábil militar, um herói britânico, um exímio educador e um promotor da paz e compreensão entre os povos.

Como um presente para todos estamos disponibilizando aqui, para ser baixado, uma palestra do Fundador do Escotismo intitulada "A Educação pelo amor substituindo a educação pelo temor", proferida no 3° Congresso Internacional de Educação Moral, realizado em Genebra - Suíça, em 1º de agosto de 1922, e publicada na revista JAMBOREE: The World-wide Scout Journal -  nº 9, em janeiro de 1923. É uma excelente leitura, na qual Baden-Powell nos apresenta sua moderna visão de como um sistema de educação voluntária, baseado na boa vontade e nos serviço mútuo, pode substituir o velho sistema em que a disciplina é mantida pela repressão.

Também oferecemos um documento com um pouco da vida e história do Fundador, baseado em conteúdo disponibilizado no site da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, em 2007, durante as comemorações do Centenário do Movimento Escoteiro.

Que possamos nos inspirar em Baden-Powell e, fortalecidos por seu exemplo, continuar em nosso ideal de oferecer à juventude experiências educativas que ajudarão a construir um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário